5 dicas para combater o stress

quinta-feira, junho 25, 2015


 Um dos princípios básicos da meditação é saber controlar sua respiração e percebê-la, da forma mais natural possível. Comece reservando 10 minutos por dia de sossego absoluto. Concentre-se e tente esvaziar sua mente enquanto enche os pulmões de ar o máximo possível, como se quisesse empurrar o ar até seu umbigo. Faça uma pausa confortável com os pulmões cheios de ar, e em seguida expire, contraindo o abdome e sentindo todo o ar deixar seus pulmões de forma lenta.  Faça outra breve pausa e inspire novamente. Concentre-se apenas nessas etapas e sinta cada parte do seu corpo relaxar. Com o tempo, você vai se tornando capaz de utilizar essa técnica de respiração e relaxamento em situações de grande ansiedade ou stress extremo. Além disso, a prática da meditação promove um maior autoconhecimento e controle sobre o próprio corpo - e mente.

Se alimentar de forma saudável é essencial para a saúde do corpo. Mas não é só o corpo que ganha não, viu? O consumo de alimentos ricos em vitaminas - principalmente as do complexo B - garante um melhor funcionamento do sistema nervoso, agindo diretamente na prevenção de doenças como a depressão e a ansiedade. A ideia é consumir carboidratos complexos e proteínas magras como o frango, leite em pó, queijo minas, ovos e amêndoas. Além disso, consumir alimentos antioxidantes é essencial no combate ao stress e os seus sintomas. Lembre-se: uma alimentação equilibrada e variada é a chave para um corpo saudável e uma mente também!

 Não adianta achar que é máquina e querer fazer mil coisas ao mesmo tempo. Apesar do ser humano ser programado para ser 'multitarefa', nossa mente precisa ser capaz de se concentrar para realizar grande parte das atividades que necessitamos. Assistir televisão enquanto conversa, escuta música, responde mensagem no celular e navega na internet, além de ser um desperdício enorme de energia, é totalmente prejudicial para a concentração, aumentando o nível de stress e diminuindo sua capacidade de prender sua atenção em uma coisa por vez. Além do mais, no fim das contas você acaba fazendo nenhuma das coisas direito, certo?

  Nem preciso dizer que exercícios físicos são fundamentais na busca por uma vida mais tranquila né? A prática regular libera neurotransmissores essenciais para a saúde da mente, diminuindo o risco de depressão e doenças do sistema nervoso. Não somente, também relaxa os músculos e melhora o sono, a circulação sanguínea e a disposição. Por fim, existem modalidades, como o Yoga, que ainda ajudam na meditação, controle da mente e autoconhecimento.


 Devo confessar que, na minha opinião, essa é a dica mais difícil de seguir. Isso porque sou dessas tão acostumada a querer ter o controle de tudo nas mãos que quando uma coisinha sai dos meus planos, parece que o mundo acabou e eu viro o monstro do stress. O desafio maior é aprender que no fim das contas a gente não tem o controle de nada e que se algo dá errado não adianta choramingar. Já deu errado, já foi. Respira fundo, tenta de novo. Se não der tenta outra vez. Surtar não adianta, miga, então vamos irradiar good vibes por aí!

Posts que você pode gostar também

0 comentários

Posts populares do blog

Curta no Facebook!

Subscribe